terça-feira, 3 de novembro de 2009

INICIO DO ANO LECTIVO !

Caros amigos gostaríamos de colocar a debate um tema que penso estar na ordem do dia e que diz respeito a quase todos que é o INICIO DO ANO LECTIVO !

Gostávamos de ter as vossas opiniões sobre a abertura do ano lectivo na Povoa de Lanhoso agora que passou um mês e meio do seu inicio.

Temos um novo centro educativo , temos varias escolas na vila com vários problemas e temos a "gripe A "

O que nós queríamos saber era as vossas opiniões sobre este inicio de aulas os planos de contenção da gripe A , os problemas de acessos , de condições de trabalho que algumas escolas têm , etc!

Fica lançado o tema ficamos a espera das vossas opiniões !

Um abraço

29 comentários:

  1. Estará este espaço disponivel para fazer a separação do útil e não publicar o que não interessa? Estará também disponivel para fazer aprovação de comentários pelo menos uma vez por dia? Se assim for poderá contar com a minha participação.

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  2. Este espaço será de certeza um local de debate aberto a toda a comunidade.

    Não vai ter comentarios publicados que não digam respeito ao tema em questão!

    Está aberto a sugestões sobre temas que os seus visitantes queiram ver discutidos.

    Este espaço propõe unicamente temas a debate que pretendem unicamente colocar as pessoas desta nossa POVOA DE LANHOSO a PENSAR e CONVERSAR sobre os mais variados temas que dizem respeito á sociedade POVOENSE !

    Nunca serão publicados comentarios ofensivos , desrespeitosos das opiniões dos outros ou comentarios que não se enquadrem no tema proposto para debate!

    Este blog terá uma actualização diaria para que se mantenha toda a actualidade nos comentarios.

    Fica aqui a resposta ao anonimo que fez o comentario anterior para que não sobrem duvidas.

    Um abraço

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  3. Vamos ver o que vai dar este blog?!

    Quanto ao tema que esta a debate so tenho a dizer que a escola ANTONIO LOPES esta muito bem recuperada e que têm umas instalações muito boas embora o refeitorio me pareça ter ficado pequeno para tantas crianças pois á hora do almoço a confusão é grande.

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  4. A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é ou não uma realidade inegável?

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  5. Este tema dá pano para mangas !!

    Gostava de saber onde estão aqueles que falavam mal do CENTRO EDUCATIVO ANTONIO LOPES ?

    Tantos defeitos puseram que agora ninguem sabe deles !?

    Onde esta a força critica do PS e outros que falaram mal da escola antes de estar construida ?

    Alguns trabalham nela e até têm posições de destaque ...

    Bom tema este das escolas

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  6. Eu queria saber o que é que esta a ser feito nas nossas escolas para protejer os nossos filhos da gripe A ???

    Parece que se fizeram muitas reuniões e um plano todo complicado para combater a gripe mas nada passou do papel !!!

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  7. Mais uma vez chamamos á atenção aos nossos comentadores de que SÒ PUBLICAREMOS comentarios que respeitem o tema em debate !

    Não publicamos respostas a comentarios noutros blogs !

    Para responder a um anonimo que pergunta muitas vezes se o DR ARMANDO têm dedo neste blog a resposta é NÃO !!

    Que logica teria ter um blog durante dois anos devidamente identificado para agora o DR.ARMANDO participar anonimamente neste espaço?!

    Porque será que os cidadãos "anonimos" não podem ter voz nas suas sociedades ?

    Porque será que os cidadãos "anonimos" não podem colocar questões á comunidade onde vivem ?

    Será mais importante saber quem faz as perguntas ou responder ás perguntas que são dirigidas a todos ?

    Tá na hora das sociedades civis darem "voz" ás suas opiniões pois anda por ai muita gente que pensa que as pessoas são meros "bonecos" de um jogo que só alguns podem jogar !

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  8. Em vez de colocar questões à comunidade, a comunidade precisa que respondam a algumas questões.
    Por exemplo, publicar a posição das nossas escolas no ranking recentemente efectuado.
    Seria interessante perceber o que andam os nossos professores a fazer.

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  9. OS LIVROS FAZEM PARTE DA ESCOLA, E A MARIA DA FONTE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA PÓVOA DE LANHOSO!


    Vote na sondagem sobre os livros da Maria da Fonte?


    Camilo Castelo Branco, Maria da Fonte, IAG – Artes Gráficas, LD.A Lisboa, 1886

    Paixão Bastos, Maria Luíza Balaio ou A Maria da Fonte, Edição Tip. Moderna, LDA. Lisboa, 1945

    Joaquim Palminha Silva, A Revolução da Maria da Fonte, Subsídios para a sua História e interpretação, Edições Afrontamento, Porto, 1978

    António Feliciano de Castilho, Crónica Certa e Muito Verdadeira de Maria da Fonte, A regra do jogo Edições, LDA., Lisboa, 1984

    DINO de Sousa, A revolução da Maria da Fonte: Banda desenhada, de Domingos Silva, Compolito, Edição C.M. Póvoa de Lanhoso, 1996

    João Tinoco de Faria, Luísa Balaio ou A Maria da Fonte, Edição, Câmara Municipal Póvoa Lanhoso, 1996

    Azevedo Coutinho, História da revolução da Maria da Fonte, Editorial Ave Rara, Póvoa de Lanhoso, 1997

    José Abílio Coelho, Maria Luísa Balaio ou A Maria da Fonte, Editora Ave Rara, Póvoa de Lanhoso, 2004

    Ana Sofia Pinto, O mistério da Maria da Fonte, Edições Sílabo, LDA, Lisboa, 2007

    “QUELHAS”, GONCALVES João Carlos Veloso, A21>> Blog Archive >> Maria da Fonte – hino esquecido, 2008 - Blogger “Terra das (Marias) da Fonte ou fontanário, história com histórias...” Edições 1/7, jornal, Gazeta Lusófona, 2008/2009 - Edições, jornal, Fri-luso 2008/2009

    Outros livros ou apontamentos sobre a Heroína Maria da Fonte?

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  10. "A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Isto para não falar de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc."

    Para além desta necessidade, pensam que há ou não perigos reais para crianças e jovens na utilização da Internet nas escolas?

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  11. A gripe A têm sido uma grande preocupação nas escolas em portugal mas o que é facto é que nas escolas da Povoa , pelo menos nas da vila não existe o mais pequeno gesto para a evitar.

    O Centro Antonio Lopes quando foi inaugurado não faltava nada , casas de banho com saboneteiras ,porta rolos, porta toalhas ,doseadores de liquido desinfectante tudo direitinho mas o que é facto é que no dia a dia o liquido desinfectante não existe ou se existe os meninos não podem usar por que é caro ,o sabonete liquido começa a rarear enfim para a fotografia nada falta o pior é no dia a dia.

    Mas a culpa não é so da escola pois os PAIS têm muita responsabilidade ,quero ver quando aparecer os primeiros casos de gripe A qual vai ser a reação dos PAPÁS e dos PROFESSORES, vai andar tudo a correr atras do desinfectante e do TAMIFLU quando a ideia é sobretudo PREVENIR mas para isso TODOS têm que saber o lugar que ocupam , PAIS ,PROFESSORES,e ALUNOS.

    Por agora fico-me por aqui mas como mãe custa-me ver tanta irresponsabilidade!

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  12. O QUELHAS e o ANONIMO que fala dos RANKINGS têm razão quando nos dias que correm pouco se sabe do que se passa nas nossas escolas .

    Qual a classificação das nossas escolas do concelho ??

    Qual a Qualificação dos nossos alunos ao longo da sua vida escolar?

    Quais as dificuldades que as nossas crianças têm nos dias de hoje para estudar e obter uma preparação academica com mais valias ?

    Niguem sabe que casos de violência que se passam nas nossas escolas e não me refiro só a violencia fisica?!

    è caso para perguntar para que servem os nossos JORNAIS e seus JORNALISTAS ?

    Para que serve a "nossa" RADIO "LOCAL" ????

    O dever de informar que os nossos jornalistas têm não pode ser sempre para nos dar noticias do MARIA DA FONTE , do acidente que houve numa qualquer estrada do concelho , ou de uma obra que é inaugurada seja la onde for !

    Caros senhores e senhoras saiam la dos escritorios onde estão e trabalhem em prol da comunidade onde residem pois essa é a vossa razão de existir !

    Lopes da Silva

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  13. Olá simpáticos leitores.
    Quero aqui colocar umas questões:
    Seria ou não importante colocar em todas as escolas do concelho, todos e quaisquer livros de autores da terra da Maria da Fonte escritos na língua de Camões?
    Como a maior parte dos povoenses sabem, existe um livro que está a 90% nas nossas escolas, bibliotecas e juntas de freguesia!
    Que dizem os professores sobre esse livro?
    Que dizem os pais sobre esse livro?
    Acham bem que os autores locais ajudem a incentivar as crianças desde muito cedo a ter o bichinho da literatura?
    Devem ou não os escritores com morada no nosso concelho fazerem-se representar por seus próprios meios às escolas em geral?
    A Câmara Municipal e seu presidente, e, os pelouros da educação e cultura terão uma palavra a dizer!...


    Incentivo:

    O livro da criança foi feito a pensar em ti.
    Sim, em ti!
    E não em mim!
    Tu, que és uma criança ainda muito pequenina e ainda não sabes ler, espera pela idade de ir para a escola.
    Dá tempo ao tempo e verás que vais aprender a ler e escrever.
    Depois, aí sim, tu vais de certeza gostar de O livro da criança, o qual te ficará na lembrança.
    E tu também não ficas impune, pois já sabes ler, e com O livro da criança também vais aprender.
    Pai e Mãe, para vocês também!
    Pensavam que me ia esquecer de vos pedir para adquirir O livro da criança!
    Pois enganaram-se.
    Os seus rebentos têm que saber ler.
    Professores, vocês como ninguém devem incentivar os seus alunos a terem paixão pelos livros, ajudar à cultura da leitura, para mais tarde terem outra teoria e outra visão dos factos.
    Divulga O livro da criança!
    Bibliotecários, Vereadores da cultura e da educação, não fiquem indiferentes.
    Coloquem nas vossas bibliotecas e escolas um livro.
    E porque não O livro da criança!
    Será uma esperança que se alcança no futuro próximo, e estaremos todos mais unidos pela leitura, pela cultura e pelo convívio.

    João Carlos Veloso Gonçalves

    (Quelhas) autor povoense

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  14. O LUGAR 474 DA SECUNDÁRIA...quinta-feira, novembro 05, 2009

    RANKING DE ESCOLAS?

    PERGUNTEM SOBRE O MAGNÍFICO LUGAR 474 DA ESCOLA SECUNDÁRIA NUM RANKING 2009 DE ESCOLAS AO JOSÉ MANUEL DE BARCELOS?

    PERGUNTEM, PORQUE RAZÃO, APESAR DE SEREM DE BARCELOS, GUIMARÃES, VIEIRA DO MINHO, VILA VERDE, BRAGA (ENA TANTOS) ESTÃO QUE NEM "LAPAS" NA PÓVOA DE LANHOSO HÁ 15 ANOS?

    POIS POIS, É UMA "CHATICE" DISCUTIR OS ELEVADOS NÍVEIS DE "INSUCESSO ESCOLAR" E DE "ABANDONO ESCOLAR" DA NOSSA SECUNDÁRIA NO PANORAMA DISTRITAL TANTAS VEZES FOCADOS EM COMÍCIOS...

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  15. Pois é !!
    Estamos tão habituados a dizer mal de tudo, que hoje quero ser diferente, e enaltecer o trabalho desenvolvido pelo novo coordenador da escola eb1/ji Póvoa de Lanhoso.Está em funções à cerca de 2 meses e já fez mais que outros em 4 ou 5 anos.
    Faz reuniões com os representantes dos pais,para ouvir a opinião deles sobre o que se pode fazer para melhorar as condições da escola, reuniões com os delegados de cada turma, pois quer que os meninos participem na resolução dos problemas.Está a implementar medidas para resolver o problema do barulho que se gera na hora do almoço.Quanto ao problema da gripe A, nós pais estamos bem esclarecidos, pois também criou um blog, onde informa sobre o que se passa na escola, nós colocamos dúvidas(já coloquei sobre a questão da gripe A), ele responde imediatamente.Quem tiver dúvidas, aqui fica o endereço:
    eb1jiplanhoso.wordpress.com.
    Digam lá se não são óptimas notícias para os pais. É bom ver um coordenador, que parece estar mesmo interessado no bem estar dos nossos meninos.
    Um Abraço
    Adelina Rodrigues

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  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  17. EDUCAÇÃO ASSIM NÃO OBRIGADO
    Pois é sobejamente sabido que hoje as escolas têm mais dificuldades em dar resposta adequada aos alunos com necessidades educativas especiais, devido ao novo quadro legal que foi imposto; é sabido que hoje estão criadas condições para que na gestão das escolas prevaleçam interesses que não são os da educação; é sabido que se transferiram competências para os municípios que estes não estarão em condições de assumir; é sabido que foram criadas condições de trabalho aos professores que dificultam a sua actividade profissional através de medidas que constam do Estatuto da Carreira Docente; é sabido que foram tomadas medidas, aprovados diplomas e feitas pressões sobre as escolas com o intuito, sobretudo, de disfarçar o insucesso da política educativa com um sucesso estatístico.

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  18. Uma escultura e artes plásticas também passam pela cultura!
    Quero fazer uma chamada de atenção a todos os responsáveis de cada grupo, que envolvam crianças, desde infantários, escolas, juntas de freguesia, teatro e festas, que, façam mais pela cultura desta natureza, que, chamem os artesões a estes espaços públicos, assim como levam os escritores.
    Assim se pode fazer cultura natural, e, faz-se conhecer melhor o artesão!
    Sabem muito bem que, as exposições no Teatro Clube, não atingiriam tanto como atingiriam, principalmente nas escolas?
    Não vem a montanha ao Moamé, vai o gajo à montanha...

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  19. Acho muito bem, amigo Quelhas. Ainda ontem lá estive na sua querida Póvoa. De pequenino se torce o pepino e utilizando um lugar comum mas verdadeiro, "as crianças serão os homens do amanhã..."

    Chamou-me a particular atenção um azulejo sobre A Maria da Fonte com a "canhota" numa e a pá ou vassoura, já não sei, noutra!

    Cumprimentos

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  20. Peguando nas palavras da Srª Adelina Rodrigues gostaria de salientar o trabalho do Coordenador da escola eb1/jardim de infancia (escola perto do centro de saude )prof. Carlos!

    Numa terra como a nossa onde a critica facil impera á anos e com o aparecer de blogs essa critica é feita a niveis que ultrapassam varios limites temos que tambem saber elogiar o trabalho de quem se destaca pela positiva.

    Um homem que vem de uma escola pequena do nosso concelho para coordenador de uma escola com algumas centenas de alunos e em 2 meses fez mais do que o anterior em alguns anos tem que ser felicitado.

    Criou um site/blog que leva diariamente a todos os pais e não so o que os meninos de todas as turmas e todas as classes fazem durante as aulas , faz uma reunião com os representantes dos pais para saber dos problemas que estes têm,faz uma reunião inclusive com os delegados de turma dando voz aos alunos ,conversa com as funcionarias e colegas professoras para se inteirar dos problemas da escola e em apenas 2 meses ja conseguiu resolver grande parte dos problemas da hora do almoço, tem que ser felicitado.

    Em varios anos onde em termos hierarquicos nada mudou pois a vereadora da cultura,a direcçaõ do agrupamento é exactamente a mesma um homem só aparece como coordenador e em algumas semanas as coisas mudam de tal forma que nos leva a pensar como foi possivel durante ANOS nada se fazer naquela escola em beneficio dos alunos.

    Assim se prova que a alternancia nestes cargos educativos são como nos cargos politicos uma mais valia.

    Um pai desta vila

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  21. Quando mais estacionamentos na EB 23 e Secundária?sexta-feira, novembro 06, 2009

    Os problemas dos estacionamentos junto às Escolas da Vila e da entrada/saída de alunos é uma das questões mais prementes. Um problema, em alguns casos, criado a montante aquando da implantação dos novos estabelecimentos de ensino.

    Contrastando com Estabelecimentos de ensino, de outras paragens, a EB 23 Gonçalo Sampaio e a Escola Secundária não dispõem de zonas amplas e separadas de estacionamento e chegada/saídas de alunos. Piorando a coisa, os portões principais das duas escolas estão diante de duas das rotundas principais do trânsito da Póvoa de Lanhoso.

    O erro foi cometido a montante em 1985 e 1991. Deveria ser corrigido a jusante. No caso da EB 23 Gonçalo Sampaio, impor-se-ia pensar numa zona independente contígua à Escola, à sua esquerda e próxima ao LIDL. que servisse de zona de apoio ao trânsito de autocarros escolares e veículos de professores, demais funcionários, pais e alunos.
    Por sinal, esta zona contígua à EB 23 Gonçalo Sampaio, será uma zona das vila que mais poderá desenvolver nos próximos tempos.

    O mesmo desiderato seria legítimo para a Secundária numa zona entre a Escola e o Intermarché. Erro à montante, não terá sido também o local desta superfície comercial?

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  22. Vou aqui contar uma pequena passagem na escola Suíça

    Um amigo, contou-me um dia destes, que seu filho na escola primária, foi encontrado nos balneários da sua escola em Zürich praticamente despido e a despir duas colegas de turma…
    O Pai foi chamado imediatamente à escola, onde estudava e frequentava escola o seu próprio filho…
    Moral da história:
    Perguntaram ao Pai, se ele em casa fazia alguma coisa que, não devesse fazer à frente do filho, algo impróprio para crianças…
    Logicamente que aquele Pai disse que não, mas, pensou que todo o cuidado é pouco!


    Começo por dizer que, as crianças na idade de imatura, gostam de imitar os Pais e os mais velhos em geral.
    Uma chamada de atenção: Todas as crianças mais rebeldes, desta ou de outra forma, as maneiras de ser, falar, brincar, falar educadamente ou maltratar terceiros, devem-se muitas vezes aquilo que se passa no seio familiar.
    A educação passa pelos Pais ou quem tem a criança ao seu abrigo.
    Não são os professores que lhe vão dar essa educação?
    Mas sim ensinar as matérias escolares!...
    Portem-se bem.

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  23. O transito na vila ao fim da tarde fica o verdadeiro caos.
    Na secundaria a confusão que cria a saida dos alunos é incrivel, ao caminhar-mos para o inverno com a noite a cair mais cedo e com a chuva a aparecer mais frequente a confusão na rotunda da secundaria é tanta que a fila vai pela AV. dos Bombeiros Voluntarios atè á rotunda da "AMI" !

    Toda a zona envolvente da escola é uma confusão enorme e depois com os autocarros que ocupam as bainhas de estacionamento e não só a bloquear a passagem , o aumento de carros a circular ao fim do dia , o inter marchê e por ultimo os alunos que de forma desorganizada atravessam a estrada e ao mesmo tempo bloqueiam as rua e dá uma enorme confusão.

    Não estaria na hora de colocar uns semaforos para controlar os peões e os carros?

    È necessario que o vereador que seja responsavel pelo transito na nossa terra tente minorar os perigos que espreitam os peões e os condutores nas envolventes a todas as escolas da vila antes que as consequências sejam dramaticas.

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  24. Opções de adopção às escolassexta-feira, novembro 06, 2009

    Alunos, Professores, Pais e Empregadores

    Quelhas

    Olá boa noite, amigos e amigas
    Venho trazer à ribalta outras culturas
    Na minha vida, vou adaptando sistemas de vida
    À pouco mais de um ano, cheguei à terra Helvética, e vejo, com bons olhos as formas que se enquadram nalgumas maneiras de vivência entre povos
    Exclamei e reflecti, a Suíça está mais evoluída na educação em relação a Portugal em todos os níveis
    Mas agora não vou entrar nesse campo, apenas vou dar a conhecer dois métodos que a Suíça perfilhou com as crianças e seus Pais, Professores e outros
    E porquê!
    E dizem vocês, o que é que isso nos interessa?
    Pois bem, aquilo que a Suíça, o país aprende com os povos Europeus, também os países Europeus pode aprender com a Suíça
    Cá, nesta linda comunidade, neste caso em particular, a escola Helvética através dos seus Cantões, adoptaram, então, a forma de todos os pais e filhos, juntamente com professores e empregadores dos Pais, elegeram, uma forma simples e fantástica para uma boa relação entre todos, desde a educação, ao incentivo no trabalho e, à realidade como se dá aulas na escola Suíça
    Vamos ao tema que interessa: Algumas vezes por ano, todos os Pais são convidados a ir à escola assistir a uma aula do educando, caso de ser filho, está o tempo que quiser a assistir à mesma, a disciplina não importa
    No contexto, indirectamente, os Empregadores dos Pais, também são envolvidos nesta tarefa, pois deixam o subordinado ir assistir à aula do seu filho e pagando as horas que perderem para o caso em epigrafe
    Engraçado! Muito engraçado, também fiquei a saber que existe o dia da Filha, não do filho!
    Um dia por ano, enquanto decorre o ano lectivo, as filhas vão acompanhar o Pai, não a mãe!
    Onde vão eles acompanhar o Pai?
    Simples e objectivo: A filha vai com o Pai para o trabalho, aqui também o Patrão do Pai tem uma palavra a dizer, mas nunca se impõe às adopções da Suíça, para bem de todos e das comunidades a que pertencem
    O que é que a criança vai fazer no trabalho do Pai?
    Porquê com o Pai e não com a mãe?
    No contexto, porque é que é dia da filha e não do filho?
    O hábito escolar, vem no âmbito do Ministério da Educação, para que as meninas de hoje, mulheres de amanhã, saibam e tenham conhecimento, com outra realidade, com o Pai no trabalho e para com o trabalho
    Deve-se isto, segundo dizem os Suíços, que a menina aprende com a mãe a lida da casa e partilha tudo mais com a mãe, e aprende a ser mulher dia após dia, exemplo da forma que brinca às bonecas Visível que, não sabe muito bem a realidade fora de casa com o Pai!
    Porque todos nós sabemos que, o filho não brinca às bonecas e vai à bola com o Pai, tem outra atitude de comportamento, e por isso diz a cultura Helvética, que a menina é mais reservada e, mantém uma vida menos liberal, por esse motivo quiseram lhe dar o dia da filha por legitimidade, para ela ter uma proximidade do Pai e da realidade sobre o trabalho, a maior parte das vezes em conjunto com outras pessoas
    Acho mal nesse sentido, não haver o dia do Filho, já que existe o dia do Pai e o dia da Mãe…
    E irem os meninos, rapaz, uma vez por ano para o trabalho com a mãe.
    Estou a partilhar neste espaço e gostaria de saber a opinião dos nossos professores e Vereadores da Educação
    Gostaria que adoptassem medidas deste género, para uma boa união entre todos, aprendendo uns com os outros
    Fica aqui a minha sugestão e gostaria de uma resposta do poder autárquico da Póvoa de Lanhoso
    Abraço

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  25. Há escolas boas e escolas más? Lá haver, há! Como há bons e maus governos, ministérios, hospitais, tribunais, oficinas, e sei lá mais o quê…

    Porém a questão não é essa. O problema está no critério da medida. Ou seja, no rigor dos indicadores objectivos que me levam a classificar os comportamentos, as atitudes e os desempenhos. Sem um critério universalmente válido e, por isso mesmo aceite, o resultado da medida não passa de uma apreciação subjectiva e, como tal, sujeita à divergência.

    Vem isto a propósito de mais uma publicação de um suposto ranking das escolas portuguesas que, apressada e incorrectamente, uma boa parte da comunicação social tem vindo a designar por “lista das melhores e das piores escolas”.

    Concretamente o que se mediu nestas escolas? Respondemos: mediram-se resultados de aproveitamento escolar (académico) e, nunca, resultados de aproveitamento educativo. E mediram-se todos os resultados escolares? Não! Mediram-se os resultados nas provas que os alunos do ensino secundário efectuaram nos exames nacionais no ano lectivo 2008/2009.

    O que quer isto dizer? Vejamos um exemplo. A escola A tem alunos de classe média alta. São jovens com todas as condições de estudo, com excelente apoio e ambiente familiar. Os professores sentem que esses alunos aprendem a bom ritmo, e que com muita facilidade correspondem aos objectivos que lhes são solicitados. É uma das escolas que, habitualmente, obtém um bom posto no ranking nacional.

    A escola B está situada num bairro muito problemático. As famílias são disfuncionais, há desemprego, muita miséria e o recurso a negócios menos claros. Os alunos não têm qualquer acompanhamento familiar, são nulas as condições de trabalho em casa, alguns têm mesmo carência de alimentos e de vestuário. Mesmo assim, os professores empenharam-se na motivação desses alunos para a frequência da escola, através de múltiplas actividades educativas de carácter interdisciplinar e, muitas delas, desenvolvidas extra curricularmente. Essa escola obteve um resultado educativo notável. Reduziu, significativamente, o abandono escolar, o absentismo às aulas, o insucesso académico e realizaram-se mesmo programas de apoio comunitário. Quanto aos resultados escolares nos exames nacionais… Bem, houve grandes progressos, mas não os suficientes para impedirem que a escola B ficasse no fim da lista do ranking nacional.
    (continua)

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  26. (continuação)
    A escola A é boa e a escola B é má?

    A diferença é que a escola A desenvolveu um esforço no sentido das aprendizagens do currículo formal e, aí, obteve resultados académicos muito satisfatórios. Já quanto à escola B, esta centrou as suas energias no alcance de objectivos educativos por parte dos seus alunos, apostou na transmissão de valores e na educação para a cidadania e, aí, obteve resultados considerados excelentes. Em que ficamos?

    Quando olhamos para o ranking das escolas e, sobretudo, quando comparamos os resultados académicos dos alunos das escolas públicas, com os resultados académicos dos alunos das escolas privadas, temos que ter em atenção quais foram os indicadores de medida. Um indicador de medida vale o que vale. O metro padrão não pode medir um litro de leite, assim como se pode morrer afogado num rio que, em média, tenha apenas quarenta centímetros de profundidade…

    Os governos perverteram a avaliação das escolas no momento em que privilegiaram apenas indicadores de medida e de progressão inerentes aos actos de aprendizagem do currículo formal. O que tem estado em causa para se alcançar uma valoração das escolas, tem sido o recurso à divulgação de rankings cuja elaboração se baseia apenas nos resultados académicos dos alunos. Para estes responsáveis pouco importam os resultados educativos globais da instituição escolar.

    Há e sempre houve boas e más escolas. Há e sempre houve bons e maus exemplos de práticas educativas. Mas temos que saber relativizar os resultados em função dos indicadores de medida.

    Temos em todas as nossas instituições escolares excelentes profissionais da educação a quem gostaríamos de ver reconhecido o seu esforço. Os professores estão habituados a fazer muito e bem. Mas não podem fazer tudo. Melhor diríamos: face às condições de trabalho em muitas das escolas portuguesas, é injusto e desmotivador que se lhes peça que façam mais.

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  27. Jornal de Notíciasdomingo, novembro 08, 2009

    Quelhas // domingo, 8 de Novembro de 2009 13:20

    in JN

    Alunos e Professores, Bem vindos à 6.ª edição do "Entre|Palavras"

    Mais uma vez e pelo 6.ª ano consecutivo, o "Entre|Palavras" prepara-se para reunir num frente-a-frente as escolas de Norte a Sul do país. Formar cidadãos mais esclarecidos e exigentes, capazes de ler o mundo em que vivem, com conhecimentos mais aprofundados e capacidades de argumentação acima da média é, pois um convite que agora renovamos.

    Promovido pelo "Jornal de Notícias" este não é mais que um verdadeiro campeonato, um estimulante desafio em jeito de fórum, com o objectivo de incentivar a leitura e o debate de ideias entre os alunos do 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade).

    Como já nos habituou, o "Entre I Palavras" aborda temas quentes e marcantes da actualidade, comecando com leitura de uma notícia e terminando num aceso confronto de pontos de vista. Na edição de 2008/09, foram debatidas importantes questões do nosso quotidiano, como a "Homossexualidade - Casamento entre pessoas do mesmo sexo" e a "Inseguranca - Aumento da Criminalidade". O fórum nacional, submetido ao tema "Crise financeira", foi mais uma vez moderado pela Dra. Fátima Campos Ferreira e contou com a presença do Dr. José A. Silva Peneda, do Dr. Paulo Ferreira e do Eng. Bragança Fernandes. As vencedoras da Última edição foram duas escolas do distrito do Porto.

    As 5 melhores escolas/trabalhos participantes foram ainda premiadas com uma fantástica viagem ao Parlamento Europeu (Bruxelas).

    Em 2010, o forum tem arranque marcado já no inicio do primeiro período e término previsto para Junho, mantendo a estrutura das últimas edições:

    - Debates nas Turmas e Interturmas - a decorrer dentro de cada escola inscrita;

    - Campeonatos Distritais - realizados entre as escolas apuradas de cada distrito;

    - Fórum da Leitura e Debate de Ideias - grande final a nível nacional que reúne as duas escolas vencedoras de cada distrito).

    A 6.ª edição do "Entre I Palavras" contará com uma comissão de honra, mais uma vez apadrinhada pela jornalista Fátima Campos Ferreira e por outras personalidades conhecidas da nossa sociedade. Os temas para este ano sao a "Res Publica", o "Emprego/Desemprego" e as "Redes Sociais".

    Todas as escolas participantes receberão um guia do professor, com as regras do "Entre I Palavras" para o ano lectivo 2009/10 e a oferta de material de leitura do "Jornal de Notícias".*

    Para que os debates na V/ escola comecem o quanto antes, é ideal que se inscrevam com a máxima rapidez, de forma a obter com brevidade o material pedagógico que vos permitirá desenvolver o projecto e apresentá-lo já na próxima reunião dos departamentos de Português, Área de Projectos, Formacão Cívica, Estudo Acompanhado ou outras disciplinas, para que todos os professores interessados possam participar.

    Se necessitarem de algum esclarecimento adicional, por favor contactem o Gabinete de Comunicação do Projecto pelo telefone 22 619 99 73, pelo fax 22 610 60 75 ou através do e-mail entrepalavras@jn.pt

    Contamos com a presença da vossa escola. Até breve!!!

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  28. Ja que temos atravès deste meio a possibilidade de nos expressar livremente eu gostava de saber porque é que as crianças que têm país que têm horarios de trabalho fora dos "normais" se vêm de mãos atadas quando entram ao trabalho por exemplo ás 8 da manhã e a escola so abre ás 8:30 !?

    Ja vi crianças sozinhas á porta da escola porque os páis não as podem levar ás 8:30 !!

    Como todos sabem existe um prolongamento de horario no pre-escolar que é um serviço prestado pela MISERICORDIA não seria possivel um acordo com a SANTA CASA para que essas crianças possam ficar 20 ou 30 minutos na sala do prolongamento agasalhadas enquanto os país vão trabalhar ???

    Mesmo que esse serviço seja pago acredito que os pais ficariam contentes ,embora eu pense que por causa de 30 minutos ou mesmo atè uma hora não se pague o mesmo que se paga pelo prolongamento o dia todo.

    È urgente rever-se todo esse processo de gestão de tempo/dinheiro para que os país e encarregados de educação não tenham que chegar ao extremo de deixarem as crianças sozinhas e ao frio porque se torna incomportavel pagarem nos dias que correm valores altos que correspondem a varias horas de prolongamento quando existem necessidades diferentes para varios agregados familiares.

    Uma coisa é por exemplo uma criança necessitar de prolongamento de horario entre as 8 horas e as 9 da manhã outra coisa é o prolongamento entre as 8 e as 9 da manhã + das 15h ás 19h não se compreende como é que para a SANTA CASA 1 hora é igual a 5 horas de prolongamento ?

    Obrigado pela atenção

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  29. O anonimo de domingo 8 que falou muito bem sobre as avaliações das escolas que eu até posso concordar esqueceu-se só de um pormenor é que tambem há PROFESSORES BONS E MAUS como em qualquer profissão a diferença é que os BONS como o caso do COORDENADOR da escola eb1/ji Póvoa de Lanhoso trabalham em função dos alunos e da comunidade escolar ,os maus trabalham em função deles proprios como era o caso do Prof OSVALDO que em alguns anos de cargo como coordenador nada fez em beneficio da escola e dos seus alunos !

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