segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A NOSSA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Numa altura em que se vive em plena época da informação ,onde qualquer noticia ou acontecimento em segundos é divulgada em todo o mundo, convidamos os nossos caros leitores a fazer uma pequena reflexão sobre a Comunicação Social Povoense !

Temos uma RADIO e 2 JORNAIS que na área da comunicação levam as noticias da terra aos 4 cantos do mundo mas (e a pergunta é para todos nós/vós) será que desempenham uma mais valia para a POVOA de LANHOSO ??

Uma Radio LOCAL como a nossa será que desempenha da melhor maneira os objectivos que uma emissora regional deveria ter ?

Os nossos Jornais quinzenais são suficientemente aproveitados para sentirem o pulsar das nossas gentes , darem a conhecer a actualidade da vida Politico-social POVOENSE ?

Teremos nós POVOENSES um reflexo daquilo que somos na nossa imprensa ?

Ficam estas questões no ar para que possam todos os que queiram deixar a sua opinião desde que cumpram a regra principal deste blog que é o respeito pelas pessoas e pelas suas opiniões !

Um abraço

26 comentários:

  1. Quanto a termos dois jornais, isso é uma verdade embora se possa discutir a qualidade e a forma como informam são claramente orgãos de comunicação social da Povoa de Lanhoso.
    A respeito de haver uma rádio local, discordo completamente. Existe uma rádio com sede na nossa vila mas não tem mais coisissima nenhuma a ver com a nossa terra.
    É com muita pena que o digo, porque uma rádio local faz muita falta, não só para noticiar mas sobretudo para divulgar iniciativas das colectividades que nem sempre podem esperar pela próxima edição do jornal, enquanto a rádio ouve-se a cada momento.
    Valem-nos ao menos os blogues, que cada vez mais substituem esse papel.

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos jornais, tornam-se cada vez mais individualistas e interesseiros. As notícias que saem nos jornais, cada vez mais chegam atrasadas em relação ao mundo informático. A qualidade nunca é a melhor, nem tão pouco refiro ao nível de escrita, contudo refiro à palha que para lá dão para os burros comerem.

    A rádio, pois bem, também é verdade que não está ao agrado de todos, talvez esteja ao agrado de quem gosta de programas modernos e boa musica pop rok.
    Qualidade atravez de Mhrt, está bem, pode ser ouvina na net, portanto chega longe.
    Quanto a não passar informação sobre a Póvoa a culpa não é da rádio e sim de quem tem interesse que passasse alguma coisa.
    A Câmara e os própios jornais deveriam estar em sintonia, quem precisa tem de procurar.

    ResponderEliminar
  3. È verdade que a RADIO CASTELO ja acabou a muitos anos e desde que surgiu a 935 que a qualidade caiu a pique!

    Mas a questão tem que se por de outra maneira que é quem a deixou chegar a este ponto????

    Toda sociedade POVOENSE tem alguma responsabilidade a começar pelos COOPERANTES da COOPERATIVA RADIO CASTELO DE LANHOSO !

    Com a crise economica e desleixo de muita gente ,acabou um sonho de muitos POVOENSES que durante anos e por pura carolice dedicaram muitas horas de trabalho á RADIO CASTELO e tambem á RADIO TERRAS DE LANHOSO, na era da "ILEGALIDADE" e depois de conquistada a frequencia da radio LOCAL foi a alegria de ter na radio as noticias da terra de hora a hora, ter os relatos dos clubes em directo ,participar em passatempos que tantas horas tinham centenas de POVOENSES á escuta ,enfim, tempos idos !

    Agora temos "DOIDOS VARRIDOS" a debitarem asneiras como nunca se ouviu em radio e horas de musica de discoteca intervaladas por 20 minutos ou mais de publicidade a discotecas e bares.

    Nos dias que correm é necessario equilibrar contas e a publicidade é o grande "alimento" da radio mas penso que mesmo nos dias que correm não seria dificil "devolver" a radio aos POVOENSES com programas atraentes e informação á altura dos dias que correm.

    LOPES DA SILVA

    ResponderEliminar
  4. Os pós e os contras de uma rádio

    Quelhas

    Os "DOIDOS VARRIDOS" não é um programa de asneiras, é sim um programa de entretenimento que, cativa muitos ouvintes por todo o lado.
    Os dois jovens povoenses, Tiago (..) e Pedro (..), tem uma cultura elevada para falarem em certos e determinados assuntos actuais que, em fofoquice passam a expressar em cada dia a que pertence as efémeras desse dia.
    E é com boa disposição e talento destes dois "Varridos" que a rádio ganha ouvintes pela Póvoa e todos os concelhos vizinhos e no estrangeiro através da electrónica.
    Não quer dizer que não se falem de assuntos sérios, pois a brincar é que se vai dizendo as verdades, certo?
    Vou dizer aqui um assunto, para quem crítica a rádio e não a ouve: Em 2007, cheguei “A brasa à sardinha” e, é assim que todos teem que o fazer;
    Ofereci para os ouvintes daquele dia e daquele programa, “Dia das Bruxas” alguns livros (Inspiração do Compositor), e durante três horas estive no “AR”, hora ouvindo os “Varridos, hora respondendo a perguntas entre nós os três, e conversando no geral do programa, assim como dialogando com as pessoas que telefonavam em directo.
    Foi um programa em cheio, mal sai dos estúdios da rádio 93,5 FM, não faltavam pessoas amigas a dizer-me, que ouviram a minha voz na rádio, outros telefonando-me e felicitando-me, foi lindo!
    Digo com franqueza, se “A montanha não vai a Maomé, vai um gajo à montanha”.
    É com este espírito que todos os interessados devem fazer pela vida.
    O Maria da Fonte e o P. D’Ave, assim como o povo, se quiserem relatos que façam por isso!?
    Se o povo quer notícias, que façam ver à Câmara, de que é preciso para o concelho notícias actuais da nossa terra, ou será que a Câmara anda de olhos vendados!?
    Vou pegar na palavra de dois anónimos, que dizem que, a publicação de notícias e do relato de futebol faziam falta.
    Estou de acordo, claro que sim! No entanto percebo muito bem que, em primeiro lugar está a sobrevivência e, a rádio vai buscar meios para continuar a bom ritmo, através de várias publicidades, porque não?
    Aqui e como diz um dos subscritores, a Câmara tem uma palavra a dizer, a rádio não vive de ar e vento, tem de ter lucros para pagar despesas, não é só dar notícias e relatos a título grátis?
    Estarei eu enganado e estas instituições pagam para tal?
    Estou certo que se houver meios para ajudar a rádio, a sua direcção divulgará tudo e mais alguma coisa que a Póvoa precisa!
    Continuação.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Quelhas com todo o o respeito tenho que lhe dizer que a RADIO CASTELO á muito que perdeu qualidade radiofonica pois o que se assiste no dia a dia é uma verdadeira ofensa aos nossos ouvidos!

    Mas o que eu lhe queria chamar á atenção era para o facto de a CAMARA MUNICIPAL nada ter a ver com a radio!

    A Radio não é da Camara e a Camara não têm nada que interferir nos conteudos da radio!

    Eu trabalhei uns anos na radio e o facto é que nestes tempos de crise os patrocinadores são muito poucos e esta gestão da RADIO encontrou nas discotecas e na Juventude mercado para as suas audiençias basta estar atento e vemos que grande parte da publicidade é de discotecas e bares e a musica que passa é exactamente essa ao longo de todo o dia.

    O que para mim (e esta é a minha opinião) não faz sentido é numa RADIO que deveria ser local não ter uma palavra e um programa que seja dirigido aos POVOENSES em particular.

    Que a radio é ouvida por muita gente eu sei mas que na Povoa pouca gente a ouve tambem sei basta entrar nos cafes da terra ou ouvir os carros na rua e vai verificar que muito pouca gente desta terra ouve a RADIO CASTELO.

    ResponderEliminar
  6. Os jornais da POVOA tanto o MARIA DA FONTE como TERRAS DE LANHOSO servem para muito pouco.

    As noticias hoje em dia vivem-se a um ritmo muito grande e o que se passa hoje na vila so vai ser noticiado daqui a uma semana o que torna os jornais praticamente obsuletos.

    Na era da informatica este tipo de meio que nos proporcionam os blogs são muito mais rapidos e abragentes e tambem é uma realidade que os Jornais de cá servem na sua maior parte os interesses partidarios quer de um lado ou de outro e por muito boa vontade que as pessoas possam ter o JORNALISMO que cá se faz é muito pobrezinho

    ResponderEliminar
  7. jornais, quem ganha a quem?terça-feira, novembro 10, 2009

    Nos jornais locais da Póvoa de Lanhoso, quem tem mais perfile para jornalista, o José Abílio Coelho ou a Lurdes Marques?

    Quem por ventura, pergunto, qual dos dois jornalistas é mais competente, JAC ou LM?

    E se pusermos a hipótese de saber qual dos dois intelectuais tem mais mania, JAC ou LM?

    ResponderEliminar
  8. Se o diz é porque o sabe.
    O Câmara não tem nada a ver, pois que querem então, a rádio tem de arranjar meios para atingir fins.
    Num concelho uma rádio é muito importante e se uma Autarquia enveste em futebol, raly, livros e teatro, deveria investir também na rádio.
    Qual de nós vai trabalhar a seco!
    Uma rádio fica muito cara e precisa de ajuda financeira do governo, já que as empresas estão em crise.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou o autor do 1º comentário e como não sei assinar este também vai anónimo. Mas quero esclarecer uma coisa, eu não disse que a rádio tinha qualidade ou deixava de ter, o que sei é que eu não gosto e por isso não a ouço. Mas o que é certo e ninguém o poderá negar é que não é uma radio local. Não existe rádio local na Póvoa de Lanhoso. De quem é a culpa? Não sei, até porque mais importante que arranjar culpados é para mi arranjar soluções.

    ResponderEliminar
  10. Quem é que vai ajudar uma radio que nada diz da POVOA e á POVOA ????

    Se a radio fizesse um trabalho reconhecidamente local ainda seria de pensar agora o problema é que a radio trabalha unicamente para a publicidade sem nenhuma mais valia para a POVOA DE LANHOSO e suas gentes , não tem um serviço de informação (ja teve), não tem area de desporto (ja teve e muito boa ) não têm nada a não ser musica e mesmo isso ás vezes é questionavel vai dai pedir apoios a quêm e porquê ?????

    ResponderEliminar
  11. Na povoa não existe comunicação social se não fossem os blogs não existia mesmo nada nesta area ! As noticias dos jornais aparecem tarde e a más horas e claro esta ninguem esta a pedir jornais diarios porque não existem condições para isso mas é altura dos responsaveis pelos jornais locais começarem a pensar qual ira ser o futuro dos jornais da povoa!

    À umas decadas atras o jornal quinzenal era uma fonte de informação para os locais e para os nossos imigrantes que recebiam e liam com grande curiosidade e alegria as noticias da sua terra , nos dias de hoje quando o jornal sai ja toda a gente se esqueceu das noticias e quando o jornal chega a frança ou á suiça ja vai muito atrasado pois qualquer coisa que se passe na povoa em alguns minutos esta divulgada pelo mundo atraves da internet.

    É necessario as pessoas responsaveis se interrogarem sobre o futuro dos jornais locais e que mais valia poderam vir a ter para as gentes da terra e para eles proprios!

    Porque não criar um jornal online ???
    Há muitas formas de rentabilizar um jornal online atravès de publicidade paga que acreditem chega a muita mais gente do que o simples jornal em papel e têm uma actualidade ao minuto , pensem nisso !

    ResponderEliminar
  12. Jornais melhoraram, a Rádio é muito má...quarta-feira, novembro 11, 2009

    Por força de alguma crítica, a imprensa povoense melhorou imenso desde 2007. É mais "tabloide" e noticiosa. Mas falta-lhe recursos para ir mais a frente. No MARIA DA FONTE, vê-se que não chega só a Lurdes Marques e um melhor quinzenário. Com a evolução informática e audiovisual, a periodicidade do jornal está desajustada. Não me choca a ideia de um subsídio municipal, para termos, por exemplo, o regresso do semanário Maria da Fonte.

    Não gosto da grelha da Rádio e a culpa é descaradamente dos Cooperantes da Rádio, que "cederam" a frequência povoense a uma "sub-cultura", de bares e discotecas, porque "patrocinam".
    O conceito 935 deveria ser extinto e a RÁDIO CASTELO DE LANHOSO refundada.

    O problema da informação concelhia começa com um problema de "identidade concelhia" e de ética pública. Nas recentes eleições, não vimos informação, debates, mais entrevistas e não faltavam pontos de interesse.
    Porque, desde logo, nao há um "sentar à mesa" de poderes, forças vivas e informação. Assim não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  13. Comunicação Social Povoensequarta-feira, novembro 11, 2009

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Comunicação Social Povoensequarta-feira, novembro 11, 2009

    Os jornais são do dono deles, eles é que os gerem, eles é que metem o que bem entender, eles é que mandam!
    Só dão voz a quem querem dar e por interesses...
    Depois existe o ciúme entre jornais, um não quer publicar o que outro publica.
    Contudo isto, existe ainda as simpatias e as inimizades sem razão de o ser.
    Manda-se para lá e-mail e não o lêem ou então lêem e ignoram.
    Porquê Lurdes Marques?
    Porquê Armindo Veloso?
    Porquê Costa Guimarães?
    Porquê José Abílio?
    Digo isto porque se passou comigo durante o ano 2006/7, quando tinha voz activa no jornal Terras de Lanhoso e o jornal Maria da Fonte dizia que não publicava, porque eu publicava noutro espaço.
    Interesses porque arranjava assinaturas no TL, até tinha enes de publicidade de borla.
    Um certo dia chateei-me com uma situação e mandei um e-mail aos responsáveis máximos do jornal MF, desde então a Lurdes nunca mais me viu com bons olhos, e penso que por ela não publicarei nada, porque ela é egoísta!
    Quanto ao amigo Zé não sei o que se passa, desde a última publicação sobre o lançamento de livro na Suíça, nunca mais saiu nada, nem meus escritos que durante tanto tempo estiveram presentes no TL.
    Julgo que também foi por eu ter reclamado sobre um assunto com ele, não gostando e vingou-se.
    Tenho tentado mandar notícias sobre e relacionadas com emigrantes na Suíça e de nada resulta, exemplo da vinda da Associação de invisuais a Zürich.
    Porque?
    Como digo existe jogo de interesses!
    Pois era de mais valia dar voz a uma pessoa que gosta de fazer informação aqui no estrangeiro e publicar em Póvoa de Lanhoso, assim como publica em vários pontos da Suíça, exemplo de Zürich, Luzern, Fribourg e Paris na França.
    Li umas perguntas no FORUM sobre o Zé e a Lurdes, vou dizer o que penso!
    Aprecio e considero os dois, no entanto não posso deixar de dizer que, teem que deixar alguns caprichos de lado, se eu algum dia errei, eles também são humanos e erram também.
    O domínio é a indiferença, quando devia ser vice-versa e sermos apoiados uns pelos outros pela cultura povoense.
    Quanto aos jornais e rádio, não tenho nada contra publicidade, pois essa é a sua fonte.
    Quanto a quem por lá escreve, escreve enquanto houver tais interesses dos proprietários, assim como fizeram comigo.
    Quanto a jornais online já temos o MF, mas não a cem por cento, e também deve ter poucos leitores, porque não temos acesso a comentários e isso reflecte na falta de interesse de entrar nesse espaço.
    Fiquei triste quando o jornal TL deixou de chegar até mim, pelo facto de ser caro o envio, por não ter Porte Pago, no entanto sei que está a chegar ainda a alguns lugares porque pagam com um aumento para 45,00 euros anuais, já agora o MF quebra 35,00 euros anuais.
    Estou inteiramente disposto a mandar notícias que tenham a ver com a nossa comunidade para os jornais povoenses, pensem nisso!
    Será difícil aceitarem depois de lerem as verdades que escrevi, porque como disse: “Os jornais são do dono deles, eles é que os gerem, eles é que metem o que vem entender, eles é que mandam!” E a orgulho não paga imposto, não é compatriotas, Lurdes Marques, Armindo Veloso, Costa Guimarães, José Abílio?
    Apelo a quem quiser dar algum contributo para melhorar o Blogue; Póvoa de Lanhoso a contrariar ou no seu melhor! in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/ pode o fazer para o e-mail loja.inovalar@gmail.com e enviar textos e imagens, o Quelhas agradece.
    Um abraço a todos aqueles a quem falei por um desabafo e a todos os leitores e povoenses em geral.

    João Carlos Veloso Gonçalves

    ResponderEliminar
  15. Sério recado para dentro da Rádio...quarta-feira, novembro 11, 2009

    Tenho a forte suspeita que a discussão "autorizada" da Rádio Castelo de Lanhoso, o fim do anterior blogue Castelo de Lanhoso e mais discussões "internas" serão mais profundas...

    ResponderEliminar
  16. Caro comentador a discussão "autorizada"da Radio Castelo de Lanhoso neste blog diz respeito unicamente ao tema em questão se o amigo comentador quiser falar dos Jornais Locais tambem têm este espaço á sua disposição!

    A discussão sobre a Radio nada têm a ver com o fim do Blogue Castelo de Lanhoso e mais discussões "internas"...

    Fazer um blogue não custa nada , é muito facil e esta acessivel a qualquer pessoa nos dias que correm o que as pessoas têm que perceber é que hoje em dia as pessoas têm voz!têm opinião! e têm vontade de dizer de sua justiça! e por isso decidimos criar este blog para que qualquer pessoa possa dar a sua opinião sobre os assuntos propostos.

    Se quiserem propor um tema para debate podem faze-lo pois estamos abertos a qualquer tema , o que pensamos é que está na hora dos POVOENSES "FALAREM !!!

    Um ABRAÇO

    ResponderEliminar
  17. Quelhas, humildade por favor. Nem sei como te dizer isto, mas tu estás alucinado e a culpa é de quem sabe o quanto estás aquém e tem a tua amizade para te dizer sem que aches que te está a insultar, assim como vais pensar que estou a fazer. Quelhas, acorda por favor.

    ResponderEliminar
  18. Não nos esqueçamos que os dois jornais bem como a rádio existentes no nosso concelho sobrevivem com pouco.
    Terra onde nada se passa de extraordinário o que haverá para noticiar?
    Tirando as alturas mais "quentes" da vida política local,onde um e outro jornal podem até tomar partido por quem mais lhe agrada que noticias vemos?
    Morreu o senhor de tal...o senhor tal veio à terra natal....a crónica do homem de Angola....a obra que a camara pensa em fazer...o desejar boas festas....se a iluminação de natal está bonita ou então se choveu ou nevou na Póvoa.

    ResponderEliminar
  19. neste momento os jornais servem de vaidades pessoais.
    a rádio segue o mesmo trajecto pessoal.
    musica e notícias rascas está o mundo cheio.
    a Póvoa não evelui, evelui são as manias que exibem os poderosos da sua área.

    ResponderEliminar
  20. È verdade que os Jornais locais têm pouca actualidade, basta ,por exemplo ver que hoje tomou posse a ASSEMBLEIA MUNICIPAL e só na proxima quarta feira é que se vai ver a reportagem nos jornais Povoenses mas imaginem por exemplo que os jornais tinham saido hoje ,só daqui a 15 dias é que se via publicada a noticia !!

    Os recursos que os jornais têm são muito poucos pois resumem-se á publicidade e ás assinaturas que todos sabem ser pouco mas o que é necessario é os responsaveis pelos jornais perceberem que cada vez vai ser pior , os dias que ai vêm são de noticias na hora , com a informação a circular rapidamente de PC de PC , de continente em continente, ainda á poucos minutos estava com uns amigos no cafè e um deles mostrou-me a tomada de posse da nova ASSEMBLEIA MUNICIPAL em directo via internet num "canal" LANHOSOTV que eu não sei a quem pertence mas que de facto faz toda a diferença !

    Estamos na era da informação mas de qualquer maneira é necessario ponderar e perceber se nós Povoenses queremos abdicar dos nossos JORNAIS ?

    ResponderEliminar
  21. Nos próximos números do Maria da Fonte e do Terras de Lanhoso, quem vão entrevistar? O Dr. Humberto Carneiro, novo Presidente da Assembleia Municipal? Ou o reeleito Provedor da Santa Casa?
    Vão nos dar trabalhos sobre os dois eventos? Ou vão se limitar a meias páginas?

    ResponderEliminar
  22. LANHOSOTV, uma boa ideia...sábado, novembro 14, 2009

    A emissão da dita LanhosoTV foi mais uma "graça" da sociedade civil povoense. Após a "revolução" dos blogues. Podem-se discutir os "limites legais" da iniciativa e o modo como se conduziram estas imagens, mas a iniciativa valeu pela divulgação e reforço da importância da Assembleia Municipal.

    No entanto, a iniciativa LANHOSOTV tem de assumir responsabilidades nominais e institucionais. Quem é responsável? Teve autorização? Não são questões vãs. A graça positiva do directo da Assembleia Municipal não se coloca para espectáculos pagos ou na vida privada dos povoenses.
    O LANHOSOTV despoletou um debate interessante em relação às potenciolidades das novas formas de comunicação da Internet.
    Com esta tecnologia, será possível emitir um jogo do Maria da Fonte, uma peça de teatro, um festival de folclore, o rally, uma procissão, um concerto, etc, podendo os povoenses emigrados acompanhar os eventos da sua terra.
    É uma possibilidade que terá de ser discutida com as instituições, Câmara, clubes, associações, etc.
    Felicitações à coragem da LANHOSOTV.

    ResponderEliminar
  23. PENA É QUE OS POVOENSES NÃO DEIAM VALOR AOS JORNAIS DA TERRA.

    ResponderEliminar
  24. Com o advento da tecnologia informatica estamos agora na época das TVs locais depois de á uns anos termos a fevre das RADIOS LOCAIS!

    Para quem como eu viveu essa época da RADIO por dentro sabe que o melhor de todo o trabalho que dezenas de pessoas tiveram nessa altura foi essa grande vontade de levar aos Povoenses uma voz amiga que tando os divertia como os informava.

    Chegamos agora ao SECULO XXI e temos a internet e toda a tecnologia que permite a possibilidade de se criar com "poucos" recursos uma TV LOCAL.

    Tantas existem por este Portugal fora sendo que uma das pioneiras foi a TV de FAMALICÃO!

    A ideia de levar a todos os POVOENSES (e não só)que estejam cá ou emigrados por esse mundo fora imagens da sua terra é muito aliciante, um jogo do MARIA em directo, uma reunião da ASSEMBLEIA MUNICIPAL , Uma reportagem das Festas da terra enfim um sem numero de iniciativas que se podem tornar um enorme atractivo para todos os POVOENSES deve ser regulamentado e muito bem pensado!

    Um trabalho bem estruturado e SÉRIO pode ser a resposta a algo que cada vez mais se sente falta nesta terra que é um orgão de comunicação social actual que una os POVOENSES (de todo o concelho)em torno da sua TERRA e das SUAS GENTES !

    Não podemos é cometer outra vez a mesma asneira de durante uns anos lutarem por um meio de comunicação que una a POVOA para depois de legalizado ser "NACIONALIZADO" por um qualquer movimento estranho á POVOA e ás SUAS GENTES que desvirtue o que pode ser uma mais valia para a POVOA DE LANHOSO.

    ResponderEliminar
  25. ESTÁ DESCOBERTO O NOME A QUEM PERTENCE A LANHOSO TV, CHAMA-SE MANUEL ARAÚJO E É JORNALISTA AMBULANTE.

    ResponderEliminar
  26. Depois dos Tempos de Antena dos candidatos à Câmara, no blogue OUVISTODIZER, de jovens povoenses, a LANHOSOTV "colou à parede" a Rádio Castelo e os jornais Maria da Fonte e Terras de Lanhoso.
    Como reagirão?

    ResponderEliminar